Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores

Do que exatamente trata a missão, visão e valores corporativos?

Bom, em algum momento da sua vida você já se pegou pensando em quem você é, na razão do seu existir e nas conquistas que gostaria de realizar?

Esta “análise existencial” é muito salutar para todos nós em determinados momentos da vida e saiba que também é para uma empresa.

Neste caso específico, trabalhamos a composição de missão, visão e valores, que tem por objetivo facilitar este entendimento para todos os stakeholders, pois justamente estes três pontos influenciarão no presente e no futuro de uma organização.

Missão

A missão de uma empresa representa o seu propósito central, o motivo de ser, em uma analogia, podemos dizer que se trata do “Coração” da organização.

Uma missão bem elaborada evidenciará mercados, ofertas e até mesmo formas de atuação e por isso é de suma importância que seja bem elaborada, afim de que não sofra alterações com o passar dos tempos.

A missão deve ser o “norte” da corporação e precisa estar clara para todos os colaboradores, sem exceção.

Visão

A visão é basicamente onde a empresa quer chegar dentro de um período de tempo pré-determinado, usualmente são tidos como base períodos de médio e longo prazo.

Esta visão auxilia muito, pois existe um “onde” e um “quando” onde manter o foco.

A visão pode ser elaborada de forma única, em nível corporativo, ou variando por unidades de negócio, a depender da atuação e independência de cada uma delas.

Valores

Os valores de uma organização irão determinar a forma como esta atua.

Estes proporcionam identidade para a empresa, pois evidenciará suas crenças, que por sua vez dão forma a cultura organizacional.

Quando intrínsecos a empresa, os valores são enxergados em toda sua atuação, nas atividades e na busca do objetivo de sua visão. Inclusive, quando a empresa interage com o mercado e seus outros stakeholders.

A falta de harmonia entre definições estratégicas da empresa e sua atuação é um fato, sendo comum que os colaboradores tenham dificuldade em enxergar o propósito da empresa.

Sendo assim todos esforços através de comunicação interna e ações de endomarketing são bem-vindos. Só podemos admirar algo que de fato conhecemos.

Quer alguns exemplos de missão, visão e valores de grandes empresas?

Kopenhagen

Missão: Fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade.

Visão: Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.

Valores: Lideranças Interativa, trabalho em equipe, pro atividade, qualidade, ética e respeito.

Duratex

Missão: Atender com excelência às demandas de nossos clientes a partir do desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável.

Visão: Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, devido à qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.

Valores: Integridade, comprometimento, valorização humana, superação de resultados, melhoria contínua, inovação e sustentabilidade.

Espero que este conteúdo tenha sido relevante para você, caso tenha alguma dúvida sobre, entre em contato conosco.

Quer sugerir algum tema relacionado ao marketing e comunicação? Nos envie sua sugestão.

Um abraço e até o próximo post!


master@Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *