Gestão de marca

Conceitos e informações sobre gestão de marca

Afinal, o que é marca?

Vamos nos basear na definição da AMA (American Marketing Association), “marca é um nome, termo, símbolo, desenho ou uma combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores e diferenciá-los da concorrência”.

Bom, podemos entender então que trata-se de um conjunto de elementos, sejam eles, gráficos (imagem, ícone, desenho), verbais (nome, termo) e até mesmo sonoros (som, trilha, tema) que tem por objetivo diferenciar uma empresa e sua oferta(produtos e serviços)de seus diversos concorrentes em um mercado.

Vamos agora a alguns conceitos relacionados a marca.

Posicionamento

Podemos comparar o mercado a um mar aberto, cheio de tubarões concorrendo de forma incessante.

A todo instante e de todas formas imagináveis somos impactados com informações variadas, sempre com o objetivo de nos fazer consumir, adquirir e/ou validar um produto/serviço de determinada empresa.

Frente a este cenário, a pergunta que não quer calar é: Como fazer minha oferta ser notada?

O posicionamento não é como trabalhamos com a marca, mas como a trabalhamos na mente dos clientes em potencial!

Para ganhar espaço na mente de seus clientes, sua marca deve ter características próprias, interessantes e distintas dos concorrentes, o cliente precisa se identificar com seu produto/serviço e é exatamente aí onde a marca atua em conjunto ao posicionamento que proporciona identidade a uma oferta.

Brand Equity

Podemos entender o Brand Equity como o valor agregado a algum produto ou serviço, devido a força de sua marca.

Um exemplo básico é a disposição em pagarmos mais por determinado produto ou serviço apenas pelo fato dele estampar um nome famoso.

Os benefícios conquistados por uma empresa através do Brand Equity podem ser de natureza financeira, através do valor financeiro que é agregado ao portfólio de produtos, mas também pode ser estratégico, através de todo prestígio e status do publico consumidor, este atuando muitas vezes como um validador e prova social.

Branding

O branding é a técnica para construção de marca e será ele que criará o Brand Equity.

Trata-se das ações que proporcionarão valor, isto através das diferenças percebidas entre os produtos e do desenvolvimento de um processo de fidelização para com a marca junto ao cliente.

É de responsabilidade do Branding a definição do posicionamento e personalidade que a marca terá, estas baseadas em valores que proporcionem identificação com seu público alvo, bem como a escolha do conjunto de elementos que constituirão a marca, sejam eles, gráficos, verbais e até mesmo sonoros.

Kevin Robert (ex-CEO mundial da Saatchi & Saatchi, uma das maiores agências de publicidade do mundo)acredita que uma marca de sucesso é uma “lovemark”, inclusive tendo chegado a escrever um livro acerca desta tese.

Kevin Roberts

Kevin Roberts

Uma “lovemark” é uma marca reconhecida e respeitada pelos resultados satisfatórios que entrega, mas que independe disso, é amada pelos seus fiéis consumidores.

Faça com que o público tenha encantamento pela sua marca!

Um cliente satisfeito e encantado é um cliente fiel. É muito mais válido (e barato)manter clientes do que buscar novos, que a gestão de sua marca auxilie neste sentido!

Espero que este conteúdo tenha sido relevante para você, caso tenha alguma dúvida sobre, entre em contato conosco.

Quer sugerir algum tema relacionado ao marketing e comunicação? Entre em contato conosco e nos envie sua sugestão.

Um abraço e até o próximo post!


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