Comunicação Integrada – Parte 1

Comunicação Integrada – Parte 1

Podemos definir a Comunicação Integrada como o ato de exibir uma mesma mensagem para o mercado alvo, nas diversas áreas da comunicação, sempre mantendo a continuidade de discurso de forma estratégica, sinérgica e integrada.

Uma empresa quando busca obter desempenho mais positivo em seus produtos/serviços deve recorrer a algumas ferramentas para o desenvolvimento de ações de marketing, sempre visando seu público alvo.

Estas ferramentas fazem parte do composto mercadológico, também conhecido como mix de marketing, os populares 4Ps do marketing: Produto – Preço – Promoção – Praça.

Vamos agora ao foco dos 4Ps:

  • Produto: características e variedade de produtos/serviços, marca, embalagem, design, tamanhos;
  • Preço: preço, descontos, concessões, prazo de pagamento, condições de financiamento;
  • Promoção: propaganda, publicidade, promoção de vendas, força de vendas, relações públicas, marketing direto;
  • Praça: canais, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.

Podemos assim por dizer que a Comunicação Integrada auxilia na ampliação da atuação do “P” de Promoção do composto de Marketing.

Vivemos atualmente em um mercado altamente concorrido, onde encontramos diversos players em qualquer segmento ou nicho, todos oferecendo produtos semelhantes ou as vezes até substitutos, em busca de uma maior participação de mercado.

Com base nesta constatação é preciso que realizemos uma comunicação integrada eficaz e eficiente de nossos produtos/serviços, impactando e falando a mesma língua de nosso público alvo.

Formas de comunicação

Muitos são os caminhos e formas de seu comunicar, abaixo estão apresentadas categorias e táticas afim de comunicar ecleticamente, lembre-se que o diferencial está na integração afim de que uma mesma mensagem seja comunicada para seu público.

Formas tradicionais

Propaganda

Propaganda é toda e qualquer mensagem que é paga por um anunciante afim de ser divulgada nos mais diversos meios de comunicação.

Sua finalidade é a de criar ou reforçar imagens ou preferências na mente do consumidor, predispondo-o favoravelmente em relação ao produto/serviço ou para a própria imagem da instituição patrocinadora.

Publicidade / Relações Públicas

A Publicidade da mesma forma que a propaganda se utiliza de diversos meios de comunicação para propagar uma mensagem.

A diferença é que no caso da publicidade, nenhum destes espaços é pago, podemos exemplificar como uma matéria ou coluna em uma revista ou jornal sobre o lançamento de um produto ou uma cobertura jornalística televisiva, acerca de um peça teatral que deu início a sua temporada.

A publicidade obtida é sempre positiva, pois visa gerar notícias na mídia, através do trabalho das assessorias de imprensa ou de relações públicas.

Patrocínio

A atividade de patrocínio, seja social, esportivo ou cultural, possuí relação com a construção de uma imagem institucional positiva junto a todos os stakeholders, no caso a imagem de uma empresa que investe e apoia atividades que trarão benefícios para grupos de interesse.

O objetivo é ajudar na construção do posicionamento do produto/serviço (a forma como trabalhamos a marca na mente dos clientes em potencial).

Promoção de Vendas

São incentivos de curto prazo para estimular a experimentação e compra de produtos e serviços. O objetivo da promoção de vendas é puramente comercial.

Ex.: Concursos, Sorteios, Campanhas de achou ganhou e outros mais.

Marketing Direto

Essa ferramenta permite a comunicação personalizada e tem por objetivo criar uma resposta imediata e mensurável no mercado. Ex.: Mala direta, televendas, venda direta por catálogo, E-commerce e outros.

Venda Pessoal

É usada para gerar o benefício da comunicação direta e em tempo real, o atendimento pode ser individual ou para grupos e envolve o diálogo entre uma empresa/marca e o seu potencial consumidor.

Uma grande vantagem neste modelo é a persuasão do vendedor e possível exibição/experimentação do produto/serviço junto ao comprador.

Por conta da extensão do assunto comunicação integrada, daremos continuidade em nossa próxima postagem.

Espero que este conteúdo tenha sido relevante para você, caso tenha alguma dúvida sobre, entre em contato conosco.

Quer sugerir algum tema relacionado ao marketing e comunicação? Entre em contato conosco e nos envie sua sugestão.

Um abraço e até o próximo post!

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